Lá saímos de casa às 7 horas, eu e o meu tio, e fomos em direcção a Mirandela. Chegamos às 9 horas como nos tinham pedido e fomos logo recebidos com alheiras, chouriços, febras, etc. Comidinha da rija logo de manhã para certificar que vamos cheios de energia para o monte! Fartei-me de comer pão da aldeia com alheira, que grande barrigada! O local do agrupamento é junto ao rio Tuela, um sítio muito giro e calmo como manda a regra!
Por volta das 10.15 fizemos o sorteio (porta 16 no meio da mancha). Houve o normal e imprescindível discurso de chamadas de atenção em relação à segurança, de como a mancha está, a sua preparação para o evento, etc! Tudo muito bem dito e escutado com muita atenção por toda a gente!
10.30 arrancamos para o monte! O meu Tio com a porta 17(que sorte já vão perceber!!) foi comigo e chegados ao local tivemos de ir a pé começando a andar pela porta 14 até a porta 18! O meu Tio, que se recusa a ir ao ginásio "berrou" logo nos primeiros 20 metros! Lá lhe peguei na arma, na mochila, no banco.. só faltava pegar nele mas ele é rijo e isso já não quis! Lá continuamos a andar, e chegados à porta 16 digo ao meu Tio para ficar ali para não ter de andar mais! Porta bonita, muito ampla com boas zonas de tiro. Lá segui para a 17 esperando que me saísse algum local igual ao 16 mas nada. Uma linha de água fechada. Andei dois metros para a frente e pensei, "vão-se esconder aqui, agora resta saber se os vou conseguir ver ou não! Prepara Zé"!
Ainda estou eu a municiar a arma e vejo um javali a passar no alto da encosta muito descontraído, apesar de, de certeza, já lhe palpitar o que ali vinha! Ouço o mato a mexer e olhando para a esquerda (perto da porta do meu Tio) vejo um javali a correr! Faço as contas e chego à conclusão que onde está a passar, o meu Tio não o consegue ver e como ia a subir o monte(pior ainda) decido dar-lhe um tiro, falhando certeiramente e fugindo ele! Não dei mais tiros, se o primeiro era longe o segundo já era uma pista de aeroporto... Quase!! De seguida ouço uns grunhidos e mato a estalar na zona da porta 16 novamente. Fico irrequieto, mexo-me para cima e para baixo a ver se os vejo. Sempre com cuidado a calcar o mato para não fazer barulho! De repente vejo uma vara de uns 7 javalis tudo a aparecer muito rápido! Primeiro penso como passaram as outras portas e ninguém lhes atirou e depois escolho 1 e dou um tiro já no limite da "aberta"... Fiquem contentes seus más-línguas, falhei esse também! Estava com uma pontaria afinadíssima para o chão! Arre, já pude atirar a dois, duvido que a sorte continue do meu lado!
Corço |
Entretanto ouço um barulho mesmo à minha frente no meio do mato... Espreito, subo, desço, espreito outra vez... NADA! "Onde anda ele?!" Seja lá o que for... Ouço-o respirar e ponho-me mais atento ainda pois vi logo que seria porco! De repente lá o vejo...o lombo só e tento descobrir abertas por onde pode eventualmente passar. Descubro uma e aponto, espero e quando ele passa que nem uma bala nem tenho tempo para disparar. Vou para outra aberta e espero novamente, aí ele passa e eu dou-lhe um tiro certeiro! Lá ficou! Eheh realmente sou um sortudo! Já atirei a 3, acertei num e já vi uma vara! Já ganhei o dia!
Mal acabo de disparar olho para a esquerda e vejo um javali a passear-se no monte mas quando lhe faço pontaria entrou no mato e nunca mais o vi... era bom digo-vos! Fico a olhar para o mesmo sítio a ver se aparecia novamente e vejo um corço a correr e a saltar uns bons 5 ou 6 metros à minha frente! Impressionante um animal tão pequeno dá saltos olímpicos!... Não se podia atirar e eu cumpri! Entretanto uns momentos depois, já tinha a matilha a aproximar-se e vejo novamente mato a mexer.. "olhós cães... mas é só um... estranho". Ouço o respirar novamente e ponho-me pronto pois era outro javali. Fiz o mesmo que no javali anterior mas cacei-o logo na primeira aberta! Pumba, dois já cá cantam!!!
Depois disto tudo a coisa acalmou! Fiquei rodeado de cães e relaxei um pouco! Entretanto a matilha segue caminho, ficando dois cães para trás... Que deram com um porco escondido! Gerou-se uma guerra intensa entre cães e javali! Um cão levou uma troçada valente mas o vício é tanto que não desistiu! Passados longos minutos o javali arrancou, atropelou um ou dois cães e seguiu correndo... Vi-o a fugir com os cães atrás até que entrou num sujo e de repente... Javali a andar para baixo na minha direção e cães a correr noutra direção! Lindo serviço, despistou os cães com uma pinta, e veio na minha direção... Mas como senti que o javali já tinha merecido a sua liberdade limitei-me a observar o seu feito e deixei-o passar por mim sem levar tiro. Parabéns ao javali. Senti-me bem.
Por volta das 14 horas a montaria acabou, recolheu-se os monteiros, recolheram-se as reses e partimos para as fotografias da praxe! Seguiu-se um rico almoço com posta à Mirandesa e voltei para o Porto!
Resta-me agradecer ao meu Tio pela sua baixa forma que fez com que trocassemos de posto e deu-me esta história toda para partilhar.
Abraço a todos. Época de caça terminou e vai começar a da pesca e tiro desportivo agora.
Indultar um javali depois de caçar dois - excepto se fosse o navalheiro que todos queremos - dá uma imensa satisfação...Ainda bem que ages assim! Abr.
ResponderEliminar