segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Caçar no Alqueva

Este fim de semana 10/11 de Janeiro fui com o meu amigo Pedro Gramaxo Sampaio Maia dar uma volta ao Alqueva. Fui novamente fazer de motorista e mochileiro em grande estilo.
Arrancamos Sexta a seguir ao almoço e fomos diretos à povoação Alqueva. Fizemos uma pequena paragem em Coruche para jantar umas plumas de porco preto com migas. Estava muito bom diga-se. Chegados à povoação Alqueva fomos ver os quartos ao Hostel Alqueva, o que me decepcionou um pouco. Sem TV no quarto e a 30€/noite pareceu-me demasiado caro para "apenas dormir". Numa próxima ficamos em Portel, que por 25€/noite ao menos temos TV no quarto.

Montaria de Domingo - Herdade dos Gregos
Sábado lá arrancamos para a concentração no restaurante do Artur e tiramos as portas, fiquei com a 30. A porta era um canto de mato que me pareceu bom para algum bicho velho que soubesse que estava seguro lá e pouco mais. Começou a montaria e os cães deram logo com os bácoros, foi uma algazarra total. De repente vejo o primeiro javali a aproximar-se da minha porta a uns bons 80 metros. Tinha eu retirado a mira momentos antes pois um dos suportes estava mal apertado, então efectuei o disparo sem mira, o que resultou num errânço perfeito e de invejar qualquer outro marteleiro. Lá foi o bácoro para a porta do lado que também errou o mesmo!!!


A falsa "javalina"
Passado uma horita, apareceram os cães na minha zona e de repente não sei lá vindo de onde, aparece um javali a correr pelos cães ganhando em corrida desenfreada... e... despistou tanto os cães como a mim. Os cães perdem-lhe o rasto, eu perco-o na vegetação e desaparece o bicho. Merecido penso eu, enganou-nos a todos e fiquei eu com um ar de satisfeito pois sabe-me bem estas situações também. Se fosse fácil, a caça não tinha piada.

Enquanto estou a saborear o javali desaparecido vejo vegetação a mexer à minha frente, ouço respiração ofegante e de repente lá vem um na minha direção... Mal se apercebe da minha presença, foge... para o caminho!! Ora lá tive de o ensinar a não calcar os caminhos dos carros! 2 disparos e caiu! Os cães fizeram um pouco o gosto à barriga saboreando o javali e depois foi a minha vez de ir lá apreciar a peça de caça abatida. Era bastante gordo e com uns dentecos piquininos! Ora deixa lá postar no face para os amigos começarem já a mandar bocas... "SELFIE com a javalina"!

Mais tarde a ver o quadro das reses abatidas (29 javalis para 36 portas) reparo que a minha javalina é na verdade um navalinhas novinho e bem alimentado!! Arre, aqui triplicaram os gozos e bocas dos amigos! Enfim, tenho de aturar senão que fariam eles nesse dia sem ninguém para gozar?!





Pedro Sampaio Maia atentíssimo ás movimentações selvagens!
Domingo fomos caçar à zona da Amieira. Esteve um dia lindo, muito sol. Deu para vermos uma lebre e um bando de perdizes que levantaram á passagem do matilheiro e seus cães. Neste dia não vimos nada mas que a mancha era boa era. E apanhamos um rico solzinho que nos acompanhou do início ao fim da montaria. Duma próxima talvez... É raro a sorte bater em dois dias seguidos.

Resumidamente gostei bastante do fim de semana de bom tempo, muito sol, boa companhia, boa organização e bom convívio.


Em breve histórias de pesca que não pode ser só caça!

Cumprimentos a todos.

1 comentário:

  1. Cumprir com o prometido, muito bem.
    Cuidado com a pesca... Não vás cair à água.
    Abraço

    ResponderEliminar