O circuito NORBASS voltou à barragem do Nabo em Vila Flor depois de já lá ter decorrido a 1ª prova em Março onde tinha conseguido o 2º lugar com a captura de um achigã com 1.250 gramas.
Depois da pós-desova entramos em padrão de Verão e com as temperaturas altíssimas que se fazem sentir na zona da Vilariça, suspeitava uma prova complicada para tirar peixe.
Tinha feito o meu planeamento para a prova e decidi pelos pontos chave nesta altura do ano, que são profundidades ou pontos de passagem, mais conhecidos por "bicos" ou os "cabeços" que de margem são praticamente impossíveis de pescar.
A prova começou às 7 da manhã e lá comecei o meu deslocamento de quase 5 km até a uma série de "bicos". Já tinha estudado e como se sabe que o achigã prefere sempre algum tipo de estrutura e de margem estamos sujeitos muitas vezes a "adivinhar" onde está determinada estrutura. Optei por um ponto onde tinha um ramo a sair fora de água, sinal de que haveria alguma árvore ou arbusto naquela zona. Antes de lá chegar ainda passei por alguns pontos que achei interessantes mas que de nada me valeu.
Por volta das 9 horas lá cheguei ao "bico" com a dita estrutura na ponta. Comecei a fazer lançamentos com o lipless Fat Vibe e rapidamente consigo a primeira captura "meio kileira". Coloco o peixe na rede flutuante e nos três lançamentos seguintes tiro mais dois peixes e deixo fugir um terceiro. Vejo um cardume enorme atrás e continuo os lançamentos... Consigo tirar mais um peixe maiorzito que bateu nas 700 gramas e depois parou completamente o frenesim!
Ainda tentei outras técnicas tipo texas, senkos sem peso mas nada, o peixe tinha mesmo saído dali ou parou de comer e não lhes consegui dar a volta.
A voltar até ao ponto de reunião fui insistindo com um buzzbait à procura daquele BIGBASS que nunca chegou a sair.
E pronto... o terceiro lugar foi meu, e porquê? Outros dois participantes conseguiram um peso no mínimo brutal com 3 capturas, um conseguiu 5020 gramas e outro 4710 gramas e eu apenas 2340 gramas.
Não desisto e na próxima prova que será na Barragem de Vilarelhos, conhecida pelos seus BIGBASS e difíceis peixes, vou dar o meu melhor para conseguir novamente não gradar e se possível melhorar a minha pesagem.
Boas pescas,
JBN
Sem comentários:
Enviar um comentário