No passado dia 18 de Junho desloquei-me até à Barragem de Sta. Justa para disputar a 2ª prova do circuito NORBASS.
Desde dia 1 de Junho que a barragem estava aberta para a pesca e visto que é um local onde os achigãs desovam cedo e dentro do período de defeso geral, os 15 dias "a mais" de proteção nesta barragem são de interesse pois proporciona uma defesa extra. Consegui ir pescar no dia da abertura e foi um enorme sucesso. Juntei-me a uns amigos e lá fomos nós tirar muito e bom peixe. Entretanto soube de mais pescadores que se deslocaram lá para pescar e que também tinham feito boas capturas e com peixe de bom porte. Também percebi que muitas das capturas feitas tinham sido muito provávelmente de machos que estariam na zona dos alevins a guardá-los, o que me fez pensar que no dia da prova já não haveria esse cenário.
|
Palestra dada por André Ramos e toda a plateia atenta |
Andei bastante confuso em relação a dia 18 pois não saberia como ia encontrar os peixes, se fundos, meia-água ou superfície. Então depois de muito ponderar decidi três coisas. A primeira seria procurar os locais menos "batidos" pelos pescadores, ou seja, que estariam menos pressionados. Segundo teria de apostar na superfície até às 9 da manhã pois as temperaturas até essa hora estariam boas. Terceiro tinha decidido procurar zonas de ervas com árvores pois dariam bom refúgio e seria sinal de profundidade perto.
|
|
Dia 18 lá chegou e mal é dado o sinal de partida arranquei para o local que melhor entrava na minha estratégia. Como tinha um vento inconstante montei duas canas à superfície, uma com passeante e outra com buzzbait. Sempre que batia o vento lançava o buzz, quando acalmava punha o passeante. Ao terceiro lançamento do dia tive um super ataque a buzzbait que certamente me iria dar muitas gramas para a prova, mas que infelizmente não ferrou o anzol! Continuei a seguir o meu instinto mas até às 8.45 não produziu mais nenhum ataque.
|
Os meus 3 peixes |
Mudei para texas com lagostim e aí começou o festival. Primeiro saiu logo um peixe a pontuar com 490 gramas. De seguida tiro 4 peixes com 28cm,27cm,29cm,28cm... comecei a ficar um pouco preocupado a pensar que não teria mais nenhum peixe com medida. Fiz um lançamento para o lado de fora dumas ervas e trabalhei o texas até às raízes... nos dois primeiros lançamentos perdi um texas mas ao terceiro lançamento tirei um pontuável de 680 gramas. O terceiro peixe teve a sua piada devo admitir... Olho para a massa de água principal e vejo o vento a aumentar de força, pego na cana de spinnerbait e começo a correr para lá (uns 10 metros não mais) e faço 1 lançamento... nada! Segundo lançamento um achigã de 740 gramas! De seguida e até ao final da prova tive uns pequenos toques mas que não resultaram em nenhum peixe.
|
O grande vencedor André Ramos |
Sobre a prova em si, fiquei bastante satisfeito com a minha prestação mas sei que me faltou aquele peixe maior para fazer a diferença. Acho que fiz as coisas bem, mas sei que podia ter mudado num ponto ou noutro e por isso estou ansioso para a próxima prova para poder melhorar o meu jogo e continuar na luta pela vitória. O grande vencedor com duas capturas de 1.550kg e 1.010kg foi o André Ramos. Sinceramente espero que volte pois é um prazer trocar ideias com ele sobre pesca ao achigã.
|
Um dos peixes do grande vencedor André Ramos |
O almoço como sempre correu do melhor e ainda pude ouvir o André Ramos, que é um craque na pesca ao achigã, a ensinar e a chamar a atenção sobre os bass.
|
Classificação do circuito |
Espero que tenham gostado.
Cumprimentos,
JBN
Com esses peixes ainda deu para te entreteres.
ResponderEliminarEu as 8:45 reparei que para a quantidade de Spinnerbait , poopers e tudo mais que andava à superficie.
o peixe tirado não era muito . mudei para texas com lagostin e tirei um peixe de quase 1200.
Depois ate ao fim apenas pequenos toques.
Talvez percas. Reparei que algumas andavam curiosas !!
Foi um dia bem passado.
Fico à espera do proximo
Foi um bom dia. Na verdade esperava que saísse um pouco mais de peixe mas a pesca é mesmo assim! Até uma próxima.
Eliminar