A verdade é que sempre achei incrível o facto de falar sobre caça e as pessoas associarem a matanças, ou quando falo de pesca associarem a grandes "secas" junto ao rio de cana na mão quase a adormecer de tédio. É que na verdade, qualquer pessoa que tenha uma paixão sobre algo, o facto de o fazer traz-lhe mais prazer do que os olhos de terceiros conseguirão alguma vez perceber sem experimentar.
Eu gostava sinceramente de que ao longo dos anos, vários leitores mudassem a sua mentalidade sobre os meus hobbies. Especialmente sobre a caça.
Mas primeiro, a minha história... Chamo-me José e tenho 31 anos, nascido e criado em Leça da Palmeira, terra mais bonita de Portugal para quem não sabe! Tive uma juventude saudável, cheio de liberdade mas sempre com juizo(excepto as loucuras de quem é novo claro). Aos 19 anos ingressei nas Forças Armadas alistando-me nos Comandos e cumprindo 6 anos do meu dever cívico. Durante estes 6 anos fui destacado para Timor-Leste 6 meses, e Afeganistão por duas vezes à volta de 6 meses cada missão. Foi uma experiência e tanto que poderei partilhar mais informação se me for pedida pelos leitores. Quando saí do Exército, decidi seguir um projeto com a minha namorada e o meu sogro na venda de têxteis.
Bem, agora vamos à minha paixão com o ar livre e Natureza e tudo o que isso me proporciona...
Quando era pequenino andava sempre ansioso por ir com o meu pai à caça, ou então com o meu tio à pesca. Mas uma coisa de cada vez...
Teria eu uns 8 anitos e o meu pai começou a meter-me o vício do tiro desportivo. Era algo que fazíamos todos os sábados e domingos, aquilo é que era vida. Ia para lá, conversava com os amigos, dava uns tiros, brincava, fazia palhaçadas e voltava para casa todo roto à espera do próximo dia para repetir o feito. Ao longo dos anos fui melhorando a minha pontaria e hoje em dia ainda pratico tiro desportivo, em que o meu último auge foi em 2013 em que fiz parte da Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de Tiro às Hélices. Esta minha paixão continua, não tanto pelos tiros mas pelo divertimento e convívio que me proporciona com os meus bons amigos desportivos.
Sobre a caça não há muito a dizer na verdade, é simplesmente uma paixão eterna que só quem a consegue no fundo entender é que conseguirá algum dia apreciar o verdadeiro valor de poder caçar e comer um animal que foi verdadeiramente livre! Aqueles momentos inesquecíveis do silêncio barulhento da Natureza no seu estado mais puro em que estamos só nós, as aves, os insectos, a terra fresca, a brisa do ar e a incerteza de conseguirmos enganar e caçar alguma peça de caça, poder disfrutar do momento e mais tarde do seu sabor à mesa com a família e amigos. A caça meus amigos, é mais do que dar tiros, é uma forma de viver a vida em sintonia com a Natureza no seu estado mais puro!
Então agora se formos falar de pesca aí é que eu me perco, são tantas as razões para podermos gostar de pesca que até os dedos se queixam de tanto escrever, e então vou resumir para mais tarde aprofundar. A pesca para mim é algo que faço desde cedo, desde que consegui pegar numa cana de pesca no Porto de Leixões e que tirei a minha primeira sargueta fiquei para sempre viciado. Mais tarde comecei a pescar robalos e douradas ao fundo... passando depois para os achigãs, o meu verdadeiro vício. No meu blog vou contar histórias de pesca, locais para pescar e muito mais. Nunca se esqueçam, Catch&Release sempre! Ou seja, a pesca dá-nos a possibilidade de podermos disfrutar de algo em que podemos devolver a vida ao seu habitat. Pesque&Liberte sempre que possa, a alegria de hoje pode ser a alegria de alguém amanhã também.
Bem, já perceberam que o blog vai andar sempre à volta do mesmo... Pesca, caça, tiro e Natureza. Se nós somos animais, então para quê falar de coisas fúteis.
Aproveito desde já para desejar Bom Natal e Próspero Ano Novo para os visitantes do blog.
Cumprimentos e até breve.
JBN
Boa ideia, fico a espera das tuas aventuras! Grande abraço!
ResponderEliminarOra aqui está uma boa iniciativa! Quero ler o relato dessas "mintiras", secas e molhadas...Eh eh eh . Abraço.
ResponderEliminarUma "força" aqui de Trás os montes para esta excelente iniciativa. Vou seguir atento. Parabéns. Luis Guimarães
ResponderEliminarConheço essa paisagem ;)
ResponderEliminarParabéns pela iniciativa. Força com a escrita mas atenção ao necessário sigilo sobre alguns episódios das missões no estrangeiro. ;)
ResponderEliminarAbraço e votos de bom ano
Força betinho!
ResponderEliminar