No passado dia 27 de Agosto decorreu a 4ª prova do circuito NORBASS 2016 na mítica Barragem de Vilarelhos.
Esta barragem é conhecida pelos seus grandes peixes mas também pela dificuldade da sua captura. Preparei-me o melhor que pude para esta prova e devido às altas temperaturas que se fazem sentir para aquelas bandas, decide apostar principalmente na superfície, lipless cranks e texas fundo/lento.
Arranquei na Sexta-Feira à noite com o meu amigo André Ramos, dono da
Douro Fishing Point, o meu Tio e o meu amigo e fiscal Gonçalo. Juntamo-nos a uns amigos da Norbass lá nas festas da aldeia e lá passamos a noite todos divertidos.
|
Parabéns aos três primeiros classificados e ao Tiago Lemos,
meu parceiro da SG que conseguiu duas boas capturas. |
Chegou Sábado e às 7 da manhã foi dado o início da prova. Arranquei para o paredão que teria ainda sombra nessa altura da manhã e concretizei logo duas capturas a
lipless da Savage Gear com 29 cm e 29,5 cm respetivamente. Infelizmente não conta para efeitos de circuito mas acreditei que podia sair algo maiorzito entretanto. Tive pena do peixe de 29,5 cm pois era um peixe gordo que facilmente chegaria as 600 gramas sem problemas. Apostei nas amostras lipless pois são amostras que batem muito terreno devido à sua vibração e à possibilidade de pescar várias profundidades.
|
Classificação da prova de Vilarelhos |
Depois de muito bater esse paredão e com a sombra a desaparecer, decidi continuar a minha estratégia e seguir procurando pontos chave em que a sombra batesse. Cheguei a um bico muito difícil de pescar e comecei a bater os poucos locais disponíveis para lançar. Ao fim de poucos lançamentos vejo 3 achigãs bastante grandes a seguir o lipless novamente e decido fazer um lançamento com um
lagostim Savage Gear. Ao fim de 3 toques tinha um peixe bastante grande ferrado no anzol. Infelizmente devido ao meu lançamento "irresponsável" por cima dos caniços com uns 3 metros de extensão para a frente, acabo por perder o peixe já depois de ter conseguido fazê-lo passar por cima de alguma vegetação. Obviamente fiquei muito desiludido por ter desperdiçado talvez o único peixe com medida que iria tirar... o que se viria a confirmar até ao final da prova.
Nunca desistindo até ao final da prova ainda tive um ataque à superfície a um swimbait tipo rato e nada mais.
|
Classificação Geral ao fim de 4 provas |
Ganhou a prova o André Ramos com uma excelente captura de 2.610 gramas, de seguida ficou David Ala com um peixe de 2.290 gramas e em seguida Eliseu Barbosa com o seu peixe de 2.060 gramas. Parabéns também ao meu parceiro
SavageGear Tiago Lemos que conseguiu enganar 2 peixes.
Dou os meus sinceros parabéns a quem conseguiu enganar os peixes difíceis de Vilarelhos e vemo-nos todos em Sta. Justa dia 18 de Setembro para a 5ª e última prova do Circuito Norbass 2016!
Boas pescas e P&L.
JBN