segunda-feira, 25 de abril de 2016

Barragem do Azibo

Fim de semana de NORLUCIO e eu com a tarefa de ser fiscal. Devo dizer que foi uma experiência muito interessante que gostei muito. Trabalhar com pessoas como o Paulo Pinto e David Ala e fiscalizar pessoas tão impecáveis como as 23 que fizeram parte deste evento foi deveras muito gratificante para mim.

Sobre a barragem do Azibo, devo dizer que nunca a tinha visto tão cheia como neste sábado. Se a barragem enche-se desta maneira no Verão creio que se capturavam lá bastantes achigãs que normalmente se refugiam no fundo destas águas límpidas e puras.

1 kilo de achigã

Em relação aos lúcios, creio que mexeu bastante com eles e dispersaram bastante, pois durante o NORLUCIO apenas se registaram 2 capturas, 1 por Pedro Moreira com 300 gramas e outra por Tiago Balsa com 1,200 gramas que ganhou o evento. Tivemos um pescador, Albino Neves, que deixou escapar um lúcio mesmo aos pés... acontece!!

Tivemos apenas estas capturas mas proporcionamos um almoço convívio excepcional que fez esquecer a falta de peixe.

Como devem imaginar, andei a sofrer o sábado todo a ver malta a pescar e eu sem poder fazer o mesmo. Então no Domingo lá fui ao Azibo a ver se com uma amostra de superfície (popper) conseguia enganar algum lúcio ou achigã.

Gordo

Não demorou muito até ter um achigã agarrado ao popper, e passado uns minutos vejo um bom lúcio saltar fora de água tentando agarrar o popper mas sem o conseguir.

Foi um fim de semana engraçado e espero repetir em breve. O Azibo novamente deixou-me intrigado sobre a sua população de peixe, que sei que não é pequena mas que obviamente não se quer deixar mostrar.

Até uma próxima.

Boas pescas e boas libertações.