Mais um Agosto para disfrutar da Albufeira do Azibo em pleno Verão. Praias fluviais maravilhosas aliadas ao sossego, tranquilidade e quem sabe, boas pescarias.
|
Albufeira do Azibo, Santa Combinha |
Já há alguns anos que vou até este paraíso para aproveitar as festas de Podence e conviver com alguns amigos que graças à minha namorada fiquei a conhecer daquela bela terra.
Este ano não foi diferente e entre noitada, descanso e banhos de sol lá fui fazendo umas pescarias pelo meio. No entanto, começou por ser uma semana um pouco frustante, deslocava-me ao final do dia para ver se tirava algum achigã ou algum valente lúcio da zona mas sem grande fruto. Logo no segundo dia tirei um lúciozeco que nem 1 kilito devia ter, mas graças à minha namorada não tive o prazer de registar a captura mas garanto-vos que fui gozado na altura por ela e por um amigo do Porto que foi conosco, pois deixei-me entusiasmar pelo peixe e acho que berrei "já está, já está..." meia dúzia de vezes enquanto me torcia todo para tirar o valente peixe... Enfim, a pesca é assim comigo, uma verdadeira diversão!!!
No dia seguinte pesquei durante duas horitas durante o dia sem resultados e no final ao passar a cana ao meu amigo que nem pesca, lá tirou um achigã de boa medida. Parabéns Gonçalo... Pode ser que o tires para o ano... MAIOR!!!
|
Futuro pescador garanto!! |
Continuaram os dias a passar e eu a desesperar por não ter capturas! Sinceramente e analisando o Azibo que tem água muito clara e límpida, já me estava a palpitar que teria de esperar por um dia de vento forte para ter algum sucesso, mas não desisti, insisti... sem resultados!!
|
Foto tirada pelos meus companheiros
Hugo, Miguel e João! Rico achigã! |
Na véspera de vir embora, fui ter com uns amigos da NORBASS para fazer uma pescaria com eles na zona da Vilariça. De manhã, adormeci... então fui ter com eles só há hora do almoço para o convívio, contando pescar com eles o resto do dia todo. Lá fomos comer uma valente e maravilhosa posta, beber umas cervejinhas e contar histórias e mentiras de todo o tipo. De seguida lá fomos nós tentar tirar uns basses que se fizeram sentir dificeis, em que apenas 2 ou 3 de nós tiraram 1 ou 2, sendo que eu apenas deixei escapar um peixe bom e depois nada mais.
|
Primeiro lúcio da tarde. |
Entretanto e já perto das 18 horas a minha namorada avisou-me que a malta mais nova da aldeia estava cheia de vício para ir pescar comigo ao Azibo, promessa que faço todos os anos depois dum ano ter tido o prazer de pôr o João a tirar um lúcio!! Então, por um lado infelizmente mas por outro lado felizmente, despedi-me da NORBASS e fui ter com eles ao Azibo!
|
Segundo lúcio da tarde. |
Finalmente um final de tarde com muito vento pensei eu! Chegando lá vejo os 3 mosqueteiros já com as suas canas prontas e a pescar. Um já tinha perdido uma amostra, o outro tinha o fio todo torcido e ensarilhado e o outro já nem sei mas andava lá meio perdido também!! Disse-lhes para mudarem de sítio e virem comigo pois estava farto de bater aquele local e nem um toque tinha tido. Levei-os para a massa de água principal do lado onde o vento batia forte. Muita onda e pouca visibilidade na água. Estive com eles uma hora e meia ou mais e NADA!!! Chamei a minha namorada para os ir buscar e não é que quando ela chega tiro um rico achigã?? Que maravilha que me soube, mas digo-vos que aqueles três rapazes festejaram o peixe como se fosse deles. Na altura de libertar torceram um pouco o nariz mas disse-lhes que "se querem pescar mais e maiores, assim é a maneira. E se para o ano o tirar-mos maior não era porreiro? Tirem lá foto e fica como prova!" Ficaram todos satisfeitos e lá foram embora. Eu, depois da energia voltar a estar em cima voltei a insistir e fui para um local mais fundo que estava a ser batido fortemente pelo vento... Resultado: 2 lúcios bonitos do Azibo.
Fiquei mesmo muito satisfeito por este final do dia, não só pelo peixe mas também pela companhia.
Os lúcios não estão devidamente segurados mas só tinha levado a cana e um spinnerbait montado nada mais. Mas o que interessa é que foram todos a nadar muito bem.
Desde já agradeço à
www.pesca-companhia.com/pt/ e aos seus funcionários que se esforçaram por me enviar uma encomenda de amostras a tempo de as levar comigo para esta semana de férias.
Aconselho a quem gosta de pescar e principalmente de desafios a visitar o Azibo, um paraíso transmontano com água límpida e clara com bastante peixe dificil para tirar.
Cumprimentos a todos,
JBN