quarta-feira, 29 de abril de 2015

Dia chuvoso no Douro! Grande molha!!!

Sábado passado juntei-me a um amigo de longa data e fomos á procura dos BASS do Douro!

Dia muito chuvoso, com muito vento! Muito chato mas... Vícios são vícios e nada nos pára!!

Decidimos ir conhecer o canto de Areja em frente a Melres. Um local sossegado, um recanto que em tempos já deu muito peixe mas que agora só se vê taínhas e mais taínhas! Pessoalmente não gosto nada de ver o Douro com taínhas, sempre as associo ao mar e ás minhas pescarias de "puto" em que tirava "toneladas" delas no Porto de Leixões. São uma praga e apesar de serem comida para os achigãs, lúcios-perca e lúcios, tenho a ligeira sensação que onde as há com fartura fica difícil tirar peixe. Pelo menos pelas minhas pescarias é o que concluo! De certeza absoluta que também devem mexer com o ecossistema dos rios principalmente ao comerem as ovas dos outros peixes... E assim foi, com taínhas passamos a manhã!

Vistas do Restaurante Dom Vicente na Lomba

Decidimos então ir almoçar já eram 12.30, e enquanto o fazíamos no restaurante Dom Vicente na Lomba íamos apreciando o Douro e a sua beleza. Pelo meio meti conversa como sempre com os empregados a saber de locais bons para a pesca na zona! Falaram-nos do Rio Inha onde já tinha lido na net que lá se pescava bem e grande... Lúcios-perca e carpas! Decidimos então pescar lá de tarde!
Mal chegamos lá ficamos logo na conversa com dois parceiros pescadores que estavam a tentar a sua sorte com peixe vivo (perca-sol) aos lúcios-perca! Já tinham tirado dois e mais tarde tirariam o terceiro... Fiquei entusiasmado e já estou a pensar no convívio que vou fazer por aquelas bandas com amigos meus de escola que de pesca nada percebem, mas são óptimos a carregar o grelhador e as cervejas!

Lúcio em cima e Lúcio-Perca em baixo

Ainda tive um pouco de sorte com um achigazeco de 20 cm e um lúcio-perca pequeno! Ainda consegui perder mais dois lúcios-perca mas pequenos e antes disso deixei escapar o peixe do dia... um achigã que devia rondar o kilo que me atacou o crankbait a centímetros da margem que nem deu tempo para ferrar!! Fiquei danado mas é a vida... ia voltar para a água de qualquer maneira por isso acho que devia ter-me dado o prazer de tirar uma foto com ele!

Podia ter sido o de kilo se não estivesse desatento

Para terminar o dia que já não estava a dar tréguas com o vento e chuva o meu compincha conseguiu fazer um lançamento certeiro.... para uma árvore!!! Perdemos mais de meia hora a tirar a amostra e se já estavamos molhados ainda conseguimos ficar sujos, calças rotas e arranhados!! MAS... recuperamos a amostra.

Resumindo, como sempre um dia de pesca molhado é sempre melhor que um bom dia de trabalho!

Boas pescarias,
JBN

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Primeiro achigã no Azibo deste ano!

Na passada Sexta-Feira, juntando o útil ao agradável, fui em trabalho a Mirandela e acabei a pescar no Azibo!
Sexta-Feira tive a excelente companhia do Vice-Campeão da Bass Nation Portugal de Margem de 2015 Paulo Pinto. Um excelente pescador, sempre disposto a ensinar uns truques aos novatos e super bem disposto! Uma companhia viciadíssima na pesca que me levou a conhecer primeiro uma barragem nova na zona de Torre de Moncorvo. Uma barragem bastante pequena, que nos pareceu com pouco peixe, mas, com peixe graúdo já que bem os vimos! Não sei até que ponto não será uma barragem que chegue a secar mas uma coisa é certa... voltarei!

Belo peixinho do Azibo

Depois desta breve passagem fomos dar uma vista de olhos á Barragem de Vilarelhos, um santuário de achigãs meus amigos! Aquilo é uma mina... Se todos praticassem o Catch & Release ali não havia grades por aquelas bandas de certeza! Barragem díficil de pescar mas que tem muito achigã grandalhão...

Ainda fomos dar uma vista de olhos á Barragem de Santa Justa lá perto. Belíssima massa de água em que se pôde observar uns bons achigãs a preparar os ninhos para a desova. Belos momentos que lá passamos também a observar os peixes!

No final deste dia ainda tive o prazer de comer um franguinho em casa do Paulo, que foi um prazer enorme para mim. Obrigado Paulo!

Sábado foi dia de Azibo então! O Paulo porque estava a trabalhar não pôde fazer companhia, mas contei com o David e Bessa e mais três companheiros espanhóis para uma pescaria no Azibo! Utilizei o Carolina Rig com fluke a ver se enganava algum lúcio mas o que saiu foi um belo achigã que bastou para ficar contente durante o resto do dia todo! Ainda tivemos mais uns toques discretos mas nada se traduziu em peixe! Creio que a água ainda está muito fria ou são os pescadores que não souberam dar a volta ao peixe, o que também não me admirava nada eheheh!

Técnica com que pesquei o achigã.. mas com um fluke no anzol

Foi um dia muito bem passado também. Boa companhia, bom tempo e que conto repetir em breve!

Mera curiosidade, mas este ano meti na cabeça que vou tirar uns achigãs bons no Azibo e então vou-me dedicar fortemente lá! Se alguém se quiser juntar a mim faça favor de dizer!

Pratiquem Catch & Release!

Cumprimentos,
JBN