Dia muito chuvoso, com muito vento! Muito chato mas... Vícios são vícios e nada nos pára!!
Decidimos ir conhecer o canto de Areja em frente a Melres. Um local sossegado, um recanto que em tempos já deu muito peixe mas que agora só se vê taínhas e mais taínhas! Pessoalmente não gosto nada de ver o Douro com taínhas, sempre as associo ao mar e ás minhas pescarias de "puto" em que tirava "toneladas" delas no Porto de Leixões. São uma praga e apesar de serem comida para os achigãs, lúcios-perca e lúcios, tenho a ligeira sensação que onde as há com fartura fica difícil tirar peixe. Pelo menos pelas minhas pescarias é o que concluo! De certeza absoluta que também devem mexer com o ecossistema dos rios principalmente ao comerem as ovas dos outros peixes... E assim foi, com taínhas passamos a manhã!
Vistas do Restaurante Dom Vicente na Lomba |
Decidimos então ir almoçar já eram 12.30, e enquanto o fazíamos no restaurante Dom Vicente na Lomba íamos apreciando o Douro e a sua beleza. Pelo meio meti conversa como sempre com os empregados a saber de locais bons para a pesca na zona! Falaram-nos do Rio Inha onde já tinha lido na net que lá se pescava bem e grande... Lúcios-perca e carpas! Decidimos então pescar lá de tarde!
Mal chegamos lá ficamos logo na conversa com dois parceiros pescadores que estavam a tentar a sua sorte com peixe vivo (perca-sol) aos lúcios-perca! Já tinham tirado dois e mais tarde tirariam o terceiro... Fiquei entusiasmado e já estou a pensar no convívio que vou fazer por aquelas bandas com amigos meus de escola que de pesca nada percebem, mas são óptimos a carregar o grelhador e as cervejas!
Lúcio em cima e Lúcio-Perca em baixo |
Ainda tive um pouco de sorte com um achigazeco de 20 cm e um lúcio-perca pequeno! Ainda consegui perder mais dois lúcios-perca mas pequenos e antes disso deixei escapar o peixe do dia... um achigã que devia rondar o kilo que me atacou o crankbait a centímetros da margem que nem deu tempo para ferrar!! Fiquei danado mas é a vida... ia voltar para a água de qualquer maneira por isso acho que devia ter-me dado o prazer de tirar uma foto com ele!
Podia ter sido o de kilo se não estivesse desatento |
Para terminar o dia que já não estava a dar tréguas com o vento e chuva o meu compincha conseguiu fazer um lançamento certeiro.... para uma árvore!!! Perdemos mais de meia hora a tirar a amostra e se já estavamos molhados ainda conseguimos ficar sujos, calças rotas e arranhados!! MAS... recuperamos a amostra.
Resumindo, como sempre um dia de pesca molhado é sempre melhor que um bom dia de trabalho!
Boas pescarias,
JBN