quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Porquê a pesca do Achigã.

Porquê a pesca do Achigã? Eu explico!

Desde pequeno que estive ligado à pesca. Comecei por pescar no Porto de Leixões á bóia todos os peixes que conseguia, desde tainhas, passando pelas sarguetas ás cavalas! Pescava ao fundo aos robalos e douradas. Fazia pesca noturna aos carapaus... Enfim... Era entretenimento certo.


Foto retirada da net. Pescaria no mar.

Já na altura raramente trazia peixe para casa. Não era porque as tainhas sabiam mal, mas sim porque o tempo que passava relaxado a pescar é que me preenchia. Nunca fui pessoa de dizer "não pesco ás tainhas porque não se comem". Antes dizia, "vou ás tainhas, a sensação que me dão é espetacular". E é verdade, um pescador pode pescar por muitas razões. Pode levar o peixe e comê-lo ou libertá-lo para mais tarde apanhá-lo novamente ainda maior. No fundo o que todos os pescadores procuram é aquela sensação de luta que o peixe nos dá quando fisgado e a sensação de sossego de um dia de pesca!


Record Mundial Perry 1932 - 10 Kilos

Comecei a pescar aos achigãs já nem me lembro da idade mas sei que foi na Barragem de Crestuma-Lever no Douro! Naquela altura via-se os achigãs ao longe. Lançava-se uma amostra de vinil para as ervas e lá vinha um achigã. Era uma sensação brutal. Um peixe que além de bonito, tem uma boca gigante e salta fora de água quando fisgado! Aparte disto tudo ainda posso pescar á amostra em que não passo o dia sentado, antes pelo contrário, farto-me de passear rio acima e rio abaixo!


Bonito Achigã algures no Alentejo

Na América, na modalidade pesca desportiva, a pesca ao achigã é o desporto rei! E nem gera dúvidas porquê... Peixes com 6, 7, 8, 9...10 KG são pescados por lá! E continua a ser o mesmo, apesar de ser uma pesca difícil é uma pesca muito saudável e divertida. Saudável no sentido de que andamos bastante, conhecemos paisagens lindíssimas e divertida porque ainda podemos pescar este peixe maravilhoso que dá saltos fora de água como se não houvesse amanhã!!


Outro Achigã numa barragem privada no Alentejo

Já fiz grandes pescarias no Rio Pinhão, Barragem do Azibo, barragens privadas do Alentejo entre outros locais. Todas as pescarias, todos os peixes que tiro têm um sabor especial. Sempre que posso vou á pesca e venho sempre satisfeito, quer tire peixe quer não tire. O importante é ir saborear a Natureza e de vez em quando fazer o gosto e tirar uns peixes.

Cumprimentos a todos,
JBN